Segurança é Coisa Séria!

Segurança é Coisa Séria!

“A Necessidade de segurança é primitiva. Está em nosso DNA, vem dos primórdios da Humanidade!”.

A Necessidade de segurança é primitiva. Está em nosso DNA. Desde os primórdios da humanidade, quando a vida dependia de paus e pedras em enfrentamento com feras, ou a disputa por água, fogo e território. Que, diga-se de passagem, persiste até hoje.

É fato que o ser humano é um “Ser” Sociável, e por consequência, surgiram os agrupamentos, as vilas os bairros, e, bom, assim por diante, tudo o que conhecemos em termos de civilização. Nem precisaria dizer que com isso, vieram, é claro, os problemas.

A grande questão é que com o rumo que a civilização tomou, também se fortaleceram a cobiça a inveja e outros, aos quais não entrarão aqui, em questão.

Porque citamos a cobiça e a inveja?

Por que entre as “leis” mais básicas da Segurança como um todo, estão as duas máximas a seguir:

Não despertar o desejo!

Não chame a atenção para seus bens. Não precisa se esconder, porém, reduza a exposição ao máximo que puder, sem o comprometimento de sua autoestima ou alguma necessidade peculiar de trabalho. Quando houver essa necessidade, seu cuidado deverá ser redobrado.

Não proporcionar Oportunidade!

Um carro estacionado em local inapropriado, uma porta que não deveria estar aberta, um dinheiro ou joia “dando sopa” em cima da mesa. Um celular pendurado no bolso de trás, uma bolsa ou carteira exposta, contando dinheiro na rua. Bom, estas são básicas. Use seu conhecimento, sua intuição e imaginação e terás muitas mais situações que poderás evitar.

Cuidar do que se fala e para quem fala, também é fundamental. Sabe-se que aproximadamente 70% de sinistros ocorrem com participação de pessoas que estão ou já foram próximas. Sejam funcionários, colaboradores, ou até, infelizmente, “amigos” e familiares. Lembra da cobiça e dá inveja?

Então, cuide-se, fique alerta! E como diria o bom e velho “Spock” …

 

“Vida Longa e Próspera”!

Share this post